Criadores de gado do Brasil inteiro estão reunidos na Emapa, a Exposição Agropecuária de Avaré, em São Paulo. A raça nelore, mais uma vez, tem grande destaque na feira.
Na Emapa cada um chega como pode. Com a feira, o movimentou no aeroporto da cidade aumenta 400%. Os hotéis estão lotados, são criadores de todos os cantos do país.
Até o próximo domingo, 27, o agronegócio, uma das principais fontes econômicas do Brasil, está concentrado em Avaré. Nos 12 dias da Emapa, a organização espera movimentar aproximadamente R$ 15 milhões. “Isso só em faturamento de leilões, fora todos os negócios que acontecem diretamente entre os criadores”, contou Luiz Carlos Marino, presidente da Emapa.
Nos dois turnos da exposição, quase três mil cabeças de gado vão passar pela pista de julgamento. Destaque para o gado nelore. São mais de 800 animais da raça. “È uma raça que está de Norte a Sul do país consolidada com a raça de corte dos trópicos. Isso faz com que ele tenha presença marcante nas feiras”, disse Felipe Picciani, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
Na pista os juízes buscam nos animais o modelo ideal de qualidade. Aquele que beira a perfeição no que diz respeito ao melhoramento genético. “O que sai daqui é a cabeceira do rebanho nacional, então avalizamos a raça, afinal estamos julgando o nelore, racial, estrutura, musculatura e precocidade, afirmou Eduarda Souza, juíza.