Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Agronegócio

Governo divulga lista de bônus da agricultura familiar

14 março 2011 - 17h14Por Redação Douranews, com Agência Brasil
Agricultores familiares podem receber este mês, por meio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), bônus para o financiamento da produção do açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), da borracha (extrativista), borracha natural, do cará/inhame, da castanha-de-caju, da cebola, do feijão, leite, da mamona, mangaba, do pequi (fruto), da piaçava (fibra), do sisal, sorgo, trigo, triticale (cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio), umbu e da uva.

Por meio do programa, o agricultor familiar paga os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde à diferença entre os preços garantidos e o de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado estiver abaixo do preço de garantia.

Os preços de mercado e o bônus de desconto são referentes ao mês de fevereiro de 2011 e válidos para as culturas plantadas entre o período de 10 de março a 9 de abril de 2010. A portaria sobre o programa foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.

O produto com maior bônus este mês é a borracha (extrativista) – bioma Amazônia (65,71%) no estado do Maranhão. O feijão é a cultura com bônus em mais estados, 11 no total. Para essa cultura, o maior bônus é no estado do Paraná (26,37%).