A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) ressalta que desde o mês passado - quando a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconduziu o "status" da ZAV, em 4 de fevereiro - o serviço de defesa sanitária estadual vem mantendo entendimentos com técnicos do Ministério a fim de concluir a normativa publicada hoje. "A Instrução Normativa vinha sendo cobrada pelos produtores, pois é a partir dela que será regulamentada toda a operacionalização nos municípios de fronteira", explica Tereza.
Já segundo a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, a regulamentação da comercialização abrange tanto a carne quanto o gado em pé. "Com a flexibilização o produtor poderá exportar se houver comprador; poderá voltar a comercialização regular, sem a necessidade diferenciada de quarentena, porque são zonas de mesmo status".
A Instrução Normativa n.º 13, está publicada no Diário Oficial da União n.º 55 - Seção 1 - páginas 6 e 7 - desta terça-feira (22). Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.