Menu
Buscarsábado, 14 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
unigran25
Agronegócio

Seminário de Agroecologia começa terça-feira em Glória de Dourados

14 outubro 2012 - 11h36Por Redação Douranews

"O saber tradicional e o saber científico: a interação encurtando caminhos para o desenvolvimento sustentável." Esse é o tema do 4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul e do 3º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, que começa terça-feira (16), com duração de três dias, em Glória de Dourados.           
O propósito dos eventos é a troca de experiências e o planejamento de atividades para o setor em Mato Grosso do Sul entre produtores rurais, comunidade acadêmica, pesquisadores, movimentos sociais e sociedade em geral. A escolha do tema é para mostrar ao público do Seminário e do Encontro que a interação entre o conhecimento produzido por instituições de pesquisa e por produtores é positiva.
"Sabemos que muitas demandas da pesquisa não partem somente da instituição, mas também da observação a campo, junto ao produtor. E o agricultor familiar também gera conhecimento, que é empírico, ao contrário da pesquisa que é científico. Queremos mostrar que não existe conhecimento maior ou menor, mas diferentes e que todos são importantes e se complementam", analisa  o presidente da Comissão Organizadora, Olacio Komori.
Para ele, os eventos são também uma oportunidade de planejar o futuro com os próximos passos que podem ser seguidos em Mato Grosso do Sul. "O interesse pelo tema Agroecologia evoluiu bastante. A Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, por exemplo, procurou unificar os produtores em uma grande rede. A UEMS criou o curso tecnológico em Agroecologia que, inclusive, terá sua primeira turma formando este ano. A Embrapa tem como um de seus focos a Agroecologia. Sem contar outras iniciativas importantes de parceiros em todo o Estado. É um processo em construção e que precisa ser mantido", afirma.