Menu
Buscarquarta, 12 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
unigran24
banner100
MODERNIDADE

Showtec é aberto apresentando novas ferramentas

Objetivo é potencializar a produção agrícola no estado e no Brasil

25 maio 2022 - 16h31Por Redação Douranews

Produtores rurais, profissionais que atuam no agronegócio e estudiosos do setor terão, até sexta-feira (27), acesso a novas ferramentas para potencializar a produção agrícola no estado e no Brasil. A Fundação MS realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a cerimônia de abertura da 25ª edição do Showtec, em Maracaju, com 150 empresas, divididas em mais de 20 segmentos da cadeia produtiva, disponibilizados em uma área de mais de 120 mil metros quadrados.

Neste ano, as palestras técnicas abordarão temas atuais e extremamente importantes para o produtor rural. Serão dois espaços para que palestrantes possam realizar uma abordagem minuciosa do tema e trazer informações relevantes e práticas, que possam ser aplicadas em curto prazo na propriedade.   

O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, aponta a evolução científica do setor, como a base dos resultados da produção no Estado. Nesta 25⁰ edição do Showtec, a maior edição de todos os tempos, a Fundação MS, criada em 18 de março de 1992, celebra 30 anos e somente nos últimos 3 anos investiu R$ 6,2 milhões em máquinas e equipamentos “para trazer mais informação e tecnologia de qualidade para que o produtor rural possa usar no seu dia a dia”, acrescenta Mendes.

Dentre os resultados trazidos pelo incremento da pesquisa, o presidente da Fundação MS destaca o ranking dos 100 maiores municípios brasileiros com arrecadação em receita agropecuária. “Dos 14 municípios sul-mato-grossenses no ranking, a Fundação MS está presente em 10 deles, com unidades de pesquisa, demonstrando que de fato existe uma relação muito próxima entre a produção e a geração de informação e tecnologia”, destaca. 

O agronegócio vem se desenvolvendo a cada dia. A previsão do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, é que o estado deve chegar em 5 milhões de hectares em área plantada nos próximos três anos. Um aumento bastante expressivo nos últimos 10 anos. A tecnologia e a inovação são os grandes insumos para o crescimento da agricultura, em Mato Grosso do Sul. Nos últimos 7 anos, o Estado teve um incremento de 1,5 milhão de hectares, totalizando atualmente 3,9 milhões em área plantada para a agricultura. “Com a disseminação de pesquisa e conhecimento, o Showtec tem dado suporte aos produtores rurais do Estado, preservando nossa produção e avançando de forma sustentável”, afirma Azambuja.

O presidente da Fundação MS aproveitou a cerimônia de abertura para comemorar a pavimentação do acesso ao Showtec, tornando o caminho ao evento mais seguro e ágil. “Esse é um grande presente que celebramos hoje, um marco para nosso evento. Isso demonstra a credibilidade da Fundação MS à frente dessa feira, que agrega valor a todos os participantes”. 

Um dos precursores do evento, o ex-secretário de Infraestrutura do Governo, Eduardo Riedel, disse que a participação do Estado com as entidades de pesquisa e universidades é essencial para produção de conhecimento e prática. Riedel recebeu das mãos do presidente da Fundação MS a homenagem pelos serviços prestados à entidade e ao agronegócio. “O tripé da ciência, tecnologia e inovação é o que sustenta o agronegócio e o desenvolvimento da sociedade”, observou.