Menu
Buscarquinta, 13 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
32°C
unigran24
banner100
Aponta pesquisa

Agrotóxico causa mortes de araras-azuis no Pantanal

10 março 2022 - 16h53Por G1/MS

Araras-azuis foram encontradas mortas por produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Após o incidente, pesquisadores iniciaram análises nos corpos dos animais e encontraram a presença de agrotóxico nos organismos das aves. Outros cientistas também estão preocupados com outro animal, a anta.

Os pesquisadores publicaram o resultada da análise na revista "Scientific Reports", um braço da conceituado grupo Nature, confirmando que a morte dos animais foi ocasionada por um intoxicação por organofosforado, um tipo de pesticida.

As aves foram analisada no Centro de Assistência Toxicológica, em São Paulo, após passarem por exames necroscópicos em Mato Grosso do Sul.

"Nós fizemos necropsia, aqui em Campo Grande, coletamos os órgãos e enviamos para o laboratório, em Botucatu, com suspeita de envenenamento por agrotóxico", afirmou Neiva Guedes, pesquisadora do Instituto Ara Azul.

O Instituto Arara Azul atua há mais de 30 anos no Pantanal e ainda depende de parcerias para realizar o trabalho de análise da presença de substâncias tóxicas em aves vivas.