Os bancos estão criando novas tarifas e encontrando brechas nas leis para cobrar indevidamente os clientes por serviços contratados, segundo o jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira. Neste ano, as reclamações contra as instituições bancárias relacionadas a cobranças de tarifas não contratadas já se equivale ao número de reclamações feitas em 2010 e 2011, juntos, conforme dados da Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
Segundo a economista Ione Amorim, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o problema está nos serviços diferenciados, que podem ser desde aluguel de cofres a envio de mensagens automáticas. Por terem nomes diferentes, tornam-se difíceis de serem comparados pelos clientes. Além disso, o Banco Central proíbe algumas dessas cobranças. O Bradesco, por exemplo, cobra desde julho deste ano, R$ 2 pela visualização da imagem dos cheques emitidos nas consultas pela internet. Segundo o banco, o serviço foi implantado gradualmente e só não foi cobrado enquanto era projeto-piloto. O BC diz que a cobrança é irregular e que os clientes devem denunciar ao BC quando houver alguma cobrança fora das regras. Segundo informações do Terra.