Menu
Buscarterça, 23 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Brasil

Brasil voltará a importar gasolina neste ano, prevê AIE

15 março 2011 - 14h05Por Redação Douranews, com Estadão

O Brasil terá de voltar a importar gasolina neste ano, acredita a Agência Internacional de Energia (AIE). Em razão da alta da demanda, o País já teve de comprar combustível no mercado externo no ano passado.

Para a entidade, a procura por gasolina continuará elevada no País - a previsão é de alta de 5,1% em 2011, depois do avanço recorde de 6,1% em dezembro do ano passado, para 920 mil barris por dia.

Além da pressão da demanda, o setor se depara com o atual aperto no mercado de etanol. Os produtores estão priorizando a fabricação de açúcar, já que os preços dispararam no exterior. Dessa forma, o etanol deixa de ser competitivo em relação à gasolina.

"Como a demanda provavelmente continuará muito forte em 2011, um mercado de etanol apertado deve requerer o apoio da importação de gasolina em 2011 pelo Brasil, que normalmente é um exportador líquido", diz o relatório mensal da AIE divulgado hoje.

A perspectiva de aumento da importação de gasolina também está presente na Argentina, avalia a entidade, onde o crescimento da demanda deve ser de 7% neste ano. Segundo a AIE, entretanto, não é apenas o crescimento econômico que explica a alta da procura por combustíveis no país. "As distorções de preços têm um papel importante: os motoristas argentinos são blindados da alta dos preços na bomba pelos limites impostos pelo governo."