Um dos veículos do Google que faz o registro de imagens para a ferramenta Street View foi rebocado na terça-feira (30) por estacionar em local proibido. O carro estava parado na Rua Santa Luzia, em frente a um posto do Detran no Rio de Janeiro.
O flagra foi feito pelo leitor Rodolfo Righi. “Estava realizando a vistoria do meu carro e, no momento em que aguardava o processo, percebi que o trânsito havia sido parado. Logo em seguida, dois reboques apareceram para buscar dois carros do Google que estavam estacionados em local proibido”, relata o internauta. “Apenas um foi rebocado, pois os funcionários conseguiram retirar o outro antes da chegada do reboque”, completa.
Nota da Redação: a Secretaria Especial da Ordem Pública do Rio de Janeiro, que faz o reboque de carros estacionados de forma irregular, não forneceu detalhes sobre a ocorrência. Já o Google enviou um comunicado por meio de sua assessoria de imprensa e justificou a infração. "O Google informa que, levando em conta a quantidade de horas que os diversos carros do Google Street View rodam pelas vias brasileiras para registrar imagens das cidades, entende que multas de trânsito infelizmente fazem parte do processo e servem ao aprendizado", diz o texto enviado ao G1.
Atualmente, a frota de veículos que fazem a captação de imagens para o serviço no Brasil é de mais de 80 carros, segundo o Google. A Rua Santa Luzia já foi mapeada, mas, segundo a empresa, os carros “repassam em locais que já estão disponíveis com a finalidade de aumentar a qualidade das imagens”.