O julgamento do mensalão vai ser retomado nesta segunda-feira (12) com a expectativa de que seja concluída a dosimetria dos réus do núcleo financeiro. Os ministros do Supremo Tribunal Federal estão preocupados em terminar o processo. “É um julgamento tão importante que não cabe pressa que prejudique o trabalho, mas cabe um foco para concluí-lo. Depois disso, virão os embargos dos advogados de defesa. Ainda que dê cadeia, isso só vai acontecer no ano que vem”, afirma a comentarista de política Cristiana Lôbo.
Outra preocupação dos ministros é aumentar a pena para que não haja prescrição dos crimes. “Se a pena for aumentada, é sinal de que eles querem mostrar que os réus irão para a cadeia. Se ela for diminuída, muita coisa já prescreveu”, diz Lôbo.
Após a atribuição de pena a Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, o STF deve iniciar a dosimetria do chamado núcleo político, que inclui o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.
Segundo a comentarista, essa fase do julgamento pode começar já na quarta-feira (14), ainda sob a jurisdição do presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, que se aposenta compulsoriamente no próximo domingo (18), quando completa 70 anos. A partir de segunda-feira (19), o tribunal passa a ser presidido pelo ministro relator, Joaquim Barbosa. Segundo informações do Globo News.