Menu
Buscarterça, 17 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
elas
Brasil

Congresso decide lançar programa de Auditoria Participativa

23 outubro 2012 - 19h50Por Redação Douranews

Na manha desta terça-feira (23), segundo dia do 33º Conbrai (Congresso Brasileiro de Auditoria Interna), o secretário de controle interno da Presidência da República, Jerri Coelho, apresentou o novo programa de “Auditoria Participativa” do governo federal. Trata-se de um projeto que visa contribuir para que a população tenha um parecer técnico de auditores, sobre problemas que atingem diretamente o interesse coletivo. As obras da Copa Mundo foram escolhidas para iniciar o conceito pioneiro, tendo a cidade de Natal/RN como a primeira a ser avaliada.

Os auditores do governo federal entram em contato com associações civis como os Comitês Populares da Copa, formado por voluntários das comunidades atingidas pelas obras de infraestrutura do evento, para ouvir os principais problemas e posteriormente realizar uma auditoria técnica. “Elaboramos um relatório minucioso que dará voz à comunidade para que injustiças sejam evitadas e corrigidas”, comenta Coelho. Além de Natal, Belo Horizonte está em fase final de auditoria e ainda este ano, uma nova cidade sede receberá o programa de Auditoria Participativa.

Ontem, (22) o diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles aproveitou o congresso para lançar o novo programa de conduta de instituições financeiras. O departamento, em fase final de estruturação, além de analisar balanços e gestão de risco, também examinará o “comportamento” dos bancos no que diz respeito aos riscos de reputação e imagem das corporações.

Na visão de Braselino Silva, diretor-presidente do IIA Brasil (Instituto Brasileiro de Auditoria Interna), organizadora do congresso, o evento está sendo fundamental para apontar tendências e apresentar projetos de interesse direto da sociedade. “As mais importantes instituições de controle sabem que o Conbrai é uma ótima oportunidade para mostrar as principais novidades da carreira e os rumos que devemos seguir para tornar as organizações cada vez mais sólidas e transparentes”, comenta.