Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Brasil

Em discurso, Obama elogia Brasil como potência democrática

21 março 2011 - 10h23Por Redação Douranews, com Reuters

O presidente norte-americano, Barack Obama, elogiou no domingo a ascensão do Brasil como uma potência mundial democrática durante discurso para convidados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Na fala transmitida ao vivo pela TV, ele disse que o Brasil emergiu de décadas de pobre desempenho econômico para se tornar uma economia poderosa e uma democracia próspera que tem muitos valores partilhados com os Estados Unidos.

O velho discurso de que o Brasil sempre seria um "país do futuro" por causa de seu potencial não desenvolvido já não pode ser usado, ele disse.

"Para o povo do Brasil, o futuro chegou", afirmou Obama, recebendo um caloroso aplauso dos cerca de 2.000 convidados que acompanhavam no Theatro Municipal o seu discurso, inicialmente programado para ser num palco na praça da Cinelândia.

Mas na sexta-feira, os organizadores da visita decidiram pela mudança do local do discurso citando preocupações com a realização de um evento ao ar livre.

Obama, que busca melhorar as relações com o Brasil após um período marcado por tensões, concentrou-se fortemente na cultura e história compartilhada pelos dois países, incluindo a sua luta contra as potências coloniais e do seu povo multicultural.

"Nos tornamos colônias de coroas distantes, mas logo declaramos nossa independência. Recebemos ondas de imigrantes em nossas terras e eventualmente limpamos a mancha da escravidão", afirmou.

Sobre o momento dos dois países no cenário internacional, Obama disse que Brasil e EUA "nem sempre concordaram sobre todas as coisas" e que diferenças de opinião continuarão a existir no futuro

Deixe seu Comentário

Leia Também