Menu
Buscarsexta, 13 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Brasil

Empresas concorrem ao "Oscar" do saneamento quarta-feira

29 outubro 2012 - 15h40Por Redação Douranews

As empresas brasileiras de saneamento que se destacaram por boas práticas de gestão em 2012 serão conhecidas quarta-feira (31) quando o CNQA (Comitê Nacional de Qualidade da Abes) vai anunciar, em São Paulo, as vencedoras do maior prêmio do saneamento da América Latina. As empresas que obtiverem resultados superiores em cada categoria serão agraciadas com o prêmio que é considerado o “Oscar do Saneamento”.

A Sanesul concorre com dois projetos, executados em Dourados e Ponta Porã, para a melhoria dos serviços com a expansão do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos.

Consagrado como um importante instrumento de referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do país, o PNQS (Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento) fomenta a adoção de modelos compatíveis com os melhores exemplos mundiais. Desde 1997, o prêmio estimula empresas do setor a investir e adotar práticas gerenciais voltadas à competitividade e a sustentabilidade.

O objetivo do PNQS é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos.

Em 16 anos, o PNQS já capacitou mais de 10 mil alunos, em cursos voltados às empresas candidatas, interessadas em adotar o MEG (Modelo de Excelência em Gestão), ferramenta que permite às empresas de todos os portes e setores, que possam diagnosticar, planejar ações e avaliar seu sistema gerencial, em relação às melhores práticas adotadas por organizações de alto desempenho. A adoção desses critérios tem melhorado alguns indicadores, como por exemplo, a redução da perda de água.

Em 1997, o país apresentava uma perda média de 50%, em 2011 esse número caiu para 38%, o objetivo agora é atingir a média ideal de 25%.