Menu
Buscarquinta, 19 de junho de 2025
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
unigran 25
retidos

Itamaraty busca alternativas para trazer brasileiros de Israel

Auxiliares do Governo de MS integram grupo impedido de voltar

15 junho 2025 - 07h32Por Com Assessorias

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou neste sábado (14) com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, para abrir uma rota de retirada das comitivas de políticos brasileiros em Israel após o início dos conflitos com o Irã. Em nota, o Itamaraty afirmou que tenta uma viagem das autoridades estaduais e municipais por terra até a fronteira com a Jordânia, assim que as condições de segurança em Israel permitirem.

De Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia da Semadesc, a Secretaria de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inovação, Ricardo Senna, a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone e o chefe da área tecnológica da Secretaria de Saúde, Marcos Espíndola, integrantes da missão oficial do Consórcio Brasil Central, com apoio da Embaixada de Israel no Brasil, permanecem retidos naquele país. A viagem tinha retorno previsto para este sábado e foi organizada com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional e promover a troca de experiências em áreas estratégicas para o desenvolvimento dos estados do consórcio.

“O ministro das Relações Exteriores manteve contato hoje [sábado] com seu homólogo da Jordânia, com o objetivo de abrir uma alternativa de evacuação por aquele país, quando as condições de segurança em Israel permitam um deslocamento por terra até a fronteira”, informou o Itamaraty em comunicado.

Segundo a pasta, o governo brasileiro tomou conhecimento da presença de duas comitivas de autoridades estaduais e municipais brasileiras em Israel, a convite do governo do país. O comunicado ressalta que as operações do aeroporto Internacional de Tel Aviv estão suspensas desde o início dos bombardeios como uma das consequências da crise, por causa da interdição do espaço aéreo em Israel, no Iraque e no Irã.

douranews