Morreu, na madrugada desta quarta-feira (17), em Brasília, o ex-ministro Cláudio Penna Lacombe, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele foi ministro da Corte Eleitoral, na classe de juristas, de 1966 a 1969.
Em nota, o TSE se solidarizou com a família do jurista, “que tanto contribuiu para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, especialmente por ter atuado na Corte à época do regime militar, período tão conturbado para as instituições democráticas do país”.
Lacombe fundou, juntamente com os ministros aposentados do STF (Supremo Tribunal Federal) Victor Nunes Leal e Sepúlveda Pertence e os advogados José Guilherme Villela e Pedro Gordilho, a Sociedade de Advogados Nunes Leal, em Brasília.
Também integrou a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, conhecida por Comissão Afonso Arinos, que foi encarregada de elaborar o anteprojeto para a Constituição Federal de 1988. Embora o anteprojeto não tenha sido formalmente adotado no processo de elaboração da Constituição de 1988, exerceu grande influência sobre o trabalho dos constituintes.