Menu
Buscarquarta, 17 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
AQUÁRIO

Reinaldo define gestão

Governador se reúne com holding que ficou de administrar espaço

26 janeiro 2022 - 17h34Por Assessoria

Acompanhado dos secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), o governador Reinaldo Azambuja se reuniu nesta quarta-feira (26) com a diretoria do Grupo Cataratas para cobrar um posicionamento da empresa sobre a gestão do Aquário do Pantanal. A holding que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro venceu licitação de 2014 para conduzir o aquário sul-mato-grossense. Agora, próximo da conclusão das obras, o Estado busca a validação do contrato.

“Entregamos um relatório para a diretoria do grupo, que ficou impressionada com a organização da reta final das obras do Aquário. A entrega está prevista para março de 2022 e gostaríamos muito que ele fosse operado pela Cataratas, empresa que já tem expertise no assunto e está no Parque Nacional do Iguaçu (PR), em Fernando de Noronha (PE), no Cristo Redentor (RJ) e no AquaRio (RJ)”, destacou Reinaldo Azambuja após o encontro no Rio de Janeiro.

À comitiva do Governo do Estado, o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Mórbis, disse que o conselho da empresa deve se reunir no dia 7 de fevereiro para tratar, entre outros assuntos, da viabilidade do contrato do Aquário do Pantanal. Antes disso, ele se comprometeu em enviar representantes da empresa para uma visita técnica no empreendimento.

Caso o grupo decida por não manter o contrato, o Governo de Mato Grosso do Sul deve assumir a gestão por um ano, até outra empresa ser escolhida por meio de nova licitação. "Se necessário for, vamos ter que criar uma estrutura para administrar o Aquário e abrir à visitação, até buscarmos uma nova empresa", afirmou o governador

Aquário do Pantanal

Considerado um dos maiores viveiros de água doce do Brasil, o Aquário do Pantanal, em construção em Campo Grande, está com cronograma de obras avançado. O secretário Eduardo Riedel destacou que cerca de R$ 250 milhões foram aplicados no empreendimento que se tornará ponto turístico e centro de pesquisa da ictiofauna pantaneira.

"A empresa que assumir vai entrar num mercado que está com potencial de crescimento gigante. E nos próximos anos boas oportunidades vão surgir", garante Eduardo Riedel, destacando, ainda, que o espaço vai atender toda a população, atrair turistas, gerar conhecimento científico e trabalhar a educação ambiental. 

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal terá 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e um tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.

Cronograma de obras

Das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução. As obras seguem a todo vapor para cumprimento do cronograma físico apresentado no lançamento do Projeto Aquário Transparente: entrega em março de 2022.

A previsão de início do povoamento dos tanques internos é 20 de fevereiro - os espaços devem entrar em operação no dia 28 do mesmo mês e já encontram-se em processo de maturação da água, o que significa o estágio de preparação para povoamento. 

Deixe seu Comentário

Leia Também