O ar seco que ainda predomina sobre o Brasil inibe o crescimento de grandes nuvens na maior parte do país e ocorrência de chuva. Bandas de nuvens altas, que não provocam chuva, se estendem sobre o norte do Chile, norte da Argentina e passam sobre o Sul do Brasil. As nuvens mais densas, com potencial de chuva, crescem pelo litoral do Nordeste e sobre o extremo norte do Brasil
Esta terça-feira (13) amanheceu ensolarada, com poucas nuvens e sem condições para chuva sobre as Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Apesar do amanhecer ainda frio nestas Regiões, a tarde já será muito quente.
O instituto Climatempo aslerta para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20% no oeste centro-sul e leste de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, Goiás, no Distrito Federal, oeste de Minas (incluindo a região do Triângulo Mineiro), centro-oeste e sul do Tocantins e no norte e centro-oeste de São Paulo.
A chuva se concentra sobre o extremo norte do país e nas áreas costeiras do Nordeste. Com pancadas também, com raios, principalmente à tarde e à noite, ocorrem no Norte do País. Há previsão de temporais no centro e norte de Roraima e no noroeste do Amazonas.