A derrota do Atlético-PR para o América-MG classificou matematicamente o Palmeiras para a Taça Libertadores. O Verdão, que tem 90% de chances de título, soma 67 pontos, e mesmo que perca todos os seus jogos até o fim do Campeonato Brasileiro, ficará, na pior das hipóteses, na sexta posição. O Furacão e o Grêmio, que dividem o sétimo lugar com 48, podem chegar apenas a 66 caso vençam todas as partidas que têm a disputar.
O gol de Rodrigo Pimpão no fim da partida contra o Santa Cruz, na outra partida, não serviu apenas para selar a vitória do Botafogo por 1 a 0. Na prática, significou apenas dois pontos a mais, suficiente para, diante dos tropeços dos rivais, abrir aquela gordurinha, a zona de conforto que permite um tropeço em um jogo difícil sem que haja, por isso, motivos para pânico. Em números, as chances do Alvinegro terminar o campeonato no G-6 subiram significativamente de 65% para 85%. A fonte é o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.
O motivo da subida é simples: todos os concorrentes diretos do Alvinegro tropeçaram na rodada. O Atlético-PR, que soma 13 vitórias em casa, chegou ao mesmo número de derrotas fora de seus domínios ao perder para o quase rebaixado América-MG. O Corinthians arrancou um empate contra o vice-líder Flamengo no Maracanã e segue no sexto lugar, mas, de acordo com o matemático Tristão Garcia, com menos chances de Libertadores do que o Furacão. O Fluminense, com um a menos, cedeu a igualdade ao Coritiba e o Grêmio ficou no 0 a 0 no Gre-Nal. A Ponte Preta, que estava no bolo também, foi derrotada pelo São Paulo e ficou um pouquinho mais distante.Com informações do Globoesporte.com