Menu
Buscarsábado, 14 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Cidades

Cerca de 43 mil gaúchos vivem em MS, diz IBGE

20 setembro 2012 - 14h15Por Redação Douranews

Na semana em que os gaúchos relembram a Revolução Farroupilha, o Bom Dia MS faz uma homenagem a esse povo que contribuiu para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Conheça histórias de pessoas que vieram do extremo sul do país em busca de novas oportunidades no Centro-Oeste e prosperaram longe da terra natal.

Roberto Rech saiu de Caxias do Sul para fundar, há mais de 30 anos, uma empresa de refrigeração em Campo Grande. Ele conta que começou com dois funcionários e agora emprega mais de 100 colaboradores, que trabalham em sete lojas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 43 mil gaúchos vivem em Mato Grosso do Sul. Os primeiros migrantes chegaram no final do século 18. Na década de 1970 houve uma nova onda de migrantes gaúchos com destino à região centro-sul do estado, para trabalhar nas lavouras de soja.

Azílio Buzanello veio do Rio Grande do Sul para plantar soja no município de Amambai, sul do estado, há mais de 35 anos. O fazendeiro diversificou as atividades, e atualmente é dono de uma gráfica onde trabalham as duas filhas que ajudam a administrar os negócios.

A Semana Farroupilha remete ao dia 20 de setembro de 1835, data que marcou o início da Guerra dos Farrapos, uma luta armada que resultou na independência da província de São Pedro do Rio Grande do Sul em relação ao império brasileiro, durante dez anos. Segundo informações do G1.