Menu
Buscardomingo, 19 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Cidades

Estado firma parceria com Incra para acelerar reforma agrária

11 novembro 2016 - 19h13

Termo de cooperação firmado nesta sexta-feira (11), entre o Governo do Estado e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), pretende acelerar e melhorar o processo da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. A parceria foi pactuada entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente do Incra, Leonardo Góes da Silva, no auditório da governadoria, em Campo Grande.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 202 PAs (os Projetos de Assentamentos), e parte dessas áreas encontram-se em fase de consolidação, enquanto outra caminha para a emancipação, conforme informou o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas. No entanto, segundo ele, um dos principais desafios para efetivar a autonomia desses PA’s é a posse da terra.

Para agilizar esse processo, a parceria prevê a designação de servidores da Sepaf e da Agraer para atuar junto do Incra em vistorias, avaliações de imóveis e até mesmo em questões ambientais. Ao todo, mais de 30 mil famílias são atendidas pelo Incra no Estado, conforme levantamento realizado pelo Governo. Reinaldo Azambuja foi eleito governador com o discurso de trabalhar para promover a paz no meio rural.