Árvores, caídas, casas destelhadas, estruturas metálicas e pré-moldadas torcidas, torres no chão, bueiros entupidos e muita sujeira, foi o cenário deixado hoje (25) pela manhã após os fortes ventos que sopraram na madrugada.
O fenômeno, segundo o jornal Caaraponews, começou pouco depois da meia-noite e durou pouco mais de 15 minutos, o suficiente para gerar um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil, segundo estimativas das autoridades locais.
No centro da cidade, uma cobertura inteira de um loja de tintas, foi levantada e lançada na rua. Casas pequenas de alvenaria e madeira também sofreram com o castigo, dezenas delas foras destelhadas, relata o jornal.
“Eu estava dormindo quando ouvi o barulho da telha de mexendo – e logo começou a chover em mim, meu quarto foi todo destelhado com o vento”, disse Olvío Vera, morador na Vila Planalto.
Outro estrago constatado foi na Escola Arcenio Rojas. A Sala de Tecnologia onde ficam 20 computadores foi destelhada e molhou todos os equipamentos. Galhos de árvores voaram e caíram sobre o telhado danificando boa parte do corredor. A quadra coberta que recentemente foi edificada teve parte de sua estrutura torcida com a força do vento.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, até a placa com os dizeres “Seja bem vindo – Aqui Jesus Cristo é o Senhor”, instalada pela Prefeitura nas proximidades do frigorífico Fribrasil, na entrada da cidade, foi ao chão e teve que ser serrada para liberação do trânsito.
O prefeito Mateus Palma de Farias (PR) já se reuniu nas primeiras horas de hoje com o secretariado e setor jurídico para agir na situação. “Já temos quatro equipes trabalhando com previsão de mais duas até a tarde, para fazer os devidos atendimentos”, informou.