Um incêndio destruiu cerca de 220 toneladas de algodão in natura na madrugada desta quarta-feira (19), na fazenda Catléia em Chapadão do Sul, a 325 km de Campo Grande. Segundo Elson Estezes, diretor da empresa que administra a propriedade, o fogo começou às 2h30 e está praticamente controlado. “Estão fazendo apenas o escaldo agora”, disse ao G1.
O material estava separado em vários fardos enfileirados. Estezes afirma que um caminhão bateu e derrubou um poste de energia em cima dos montantes, espalhando faíscas e provocando o fogo. “A fazenda chegou a ficar sem energia, que já foi restabelecida”, explica o diretor.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar o incêndio. Os militares contaram com a ajuda de produtores rurais de fazendas vizinhas e funcionários da Catléia para evitar que as chamas alastrassem.
Estezes disse que foram colhidos 8 mil fardos de algodão após a safra que terminou em 2012, porém cerca de cem pegaram fogo. Ele calcula que o prejuízo do incêndio seja em torno de R$ 200 a R$ 300 mil.
O dono da fazenda, José vasconcelos Corso, disse ao G1 que ficou sabendo do incêndio por funcionários, mas que está viajando e por isso não conferiu ainda os danos.