Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Cidades

Márcia Moura participa da campanha de prevenção ao câncer

13 março 2011 - 12h02Por Redação Douranews, com Assessoria

Caminhada foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Senac

A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou de caminhada e mobilização de conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, na manhã deste sábado (12).

Mais de 200 pessoas se concentraram em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus, de onde partiu a caminhada em direção à Praça Senador Ramez Tebet, no Centro.

Vestida com a camiseta, que chamava à “Prevenção – Atitude de Mulher Para Uma Saúde Forte”, a prefeita Márcia Moura participou da caminhada, colocando-se na linha de frente da campanha de conscientização das mulheres para a importância dos exames preventivos.

Na Praça Senador Ramez Tebet foram montadas 10 tendas, onde as pessoas eram orientadas quanto à necessidade de prevenção de doenças, vida saudável e as ações que o Município vem realizando para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, que promoveu o evento, lembrando o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, por coincidência na terça-feira de Carnaval, a mobilização contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Três Lagoas.

Representando a Câmara Municipal, participou do evento a vereadora Mariza Rocha (PSB). Estiveram também presentes os secretários Mário Grespan Neto (Educação), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social) e Walmir Marques Arantes (Finanças, Planejamento e Coordenadoria Geral), além de diretores de vários Departamentos da Administração Municipal.

O evento também foi prestigiado pelo deputado estadual três-lagoense, Eduardo Rocha (PMDB), que fez questão de enaltecer a “garra e a bravura da mulher três-lagoense”.

Por sua vez, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Valéria Silva, ao dirigir-se à prefeita Márcia Moura e prestando-lhe homenagem com a entrega de um vazo de flores, chamou-a de “guerreira, trabalhadora e, principalmente, vencedora”.

Valéria conclamou as mulheres a se cuidarem, fazendo a tempo os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. “O câncer, quando diagnosticado precocemente, tem cura”, orientou Valéria.

Representando o secretário de Saúde, a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Angélica Botura Manteiga, explicou a finalidade do evento, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Temos necessidade de cuidar de nós mesmas para dar continuidade às múltiplas funções da mulher na sociedade e na família”, disse Angélica.

“Esta caminhada e as ações que estão sendo feitas aqui na Praça têm a intenção de despertar a atenção das pessoas”, comentou.

Gratidão

Emocionada, a prefeita Márcia Moura expressou publicamente sua gratidão “a Deus, à sua família e a cada três-lagoense, por poder estar junto de vocês”, disse.

A grande notícia que a prefeita anunciou foi a de que estava vindo de São Paulo totalmente curada do câncer de mama. “Não preciso mais fazer o tratamento de câncer, porque estou curada, conforme asseguraram os médicos”, anunciou a prefeita, em meio a aplausos de alegria, emoção e gratidão de todas as pessoas presentes.

A prefeita deu seu testemunho pessoal da importância da prevenção do câncer. “Além da prevenção, extremamente importante, a cura só é possível com a força positiva que recebemos da nossa família, dos amigos e de toda a população que acompanhou nosso sofrimento”, disse a prefeita.

Ela fez questão de percorrer as 10 tendas armadas na Praça, cumprimentando e elogiando o trabalho dos servidores públicos e das pessoas que, voluntariamente, participaram deste evento.

Em seguida, Márcia Moura foi até ao prédio do SENAC, onde estavam sendo feitos os exames preventivos e também ações educativas para a melhoria da qualidade de vida da população.

A prefeita foi recebida pelo gerente local do SENAC, Ivan Murgi de Farias, e toda a equipe de funcionários. “Fomos procurados pela Secretaria Municipal de Saúde e decidimos aderir também a esta campanha de prevenção, oferecendo toda a nossa estrutura”, explicou Ivan.

Deixe seu Comentário

Leia Também