A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) ativou um poço profundo no município de Tacuru, na Gerência Regional Conesul Naviraí. Com a ativação, Tacuru passa a ter dois poços de captação de água e dois reservatórios, acabando com o déficit de produção e reservação que havia no município.
O investimento total da obra foi de R$ 435,5 mil, de recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e próprios da Sanesul. O empreendimento abrangeu a perfuração e ativação do poço, construção de um reservatório apoiado de 150 mil litros, implantação de sistema de tratamento e execução de 3.964 metros de rede de distribuição de água.
O novo poço foi ativado com vazão de 20 metros cúbicos por hora, o que representa um incremento de aproximadamente 50% na produção de água do município, visto que o poço existente, em atividade no município, tem vazão de 42 m3/h. A montagem final e os testes de vazão foram realizados pelos empregados da Regional.
O gerente regional Paulo Roberto Nepomuceno lembra que a perfuração e ativação do poço representa um salto enorme para o município, além de melhorar os serviços na cidade. “Tacuru é abastecida por um único poço de manancial subterrâneo. Por isso, o sistema de abastecimento de água ficava exclusivamente dependente do poço e prejudicava as manutenções preventivas, já que não podíamos paralisar a produção de água sem que a população fosse prejudicada”. Com o novo poço, a manutenção poderá ser executada sem que a população perceba.