Preocupada com a segurança dos foliões de Mato Grosso do Sul durante o período de carnaval, a Enersul incluiu no Plano de Atendimento ao Carnaval 2011 uma vistoria mais abrangente nos locais onde foram instaladas ligações provisórias, como por exemplo as avenidas onde vão ocorrer desfiles de escolas de samba. O cuidado com a segurança também orienta sobre altura mínima das redes de energia elétrica visando a movimentação sem risco de acidentes para carros alegóricos e trios elétricos.
Um detalhe que pode parecer pequeno, mas reveste-se de alerta geral é para o uso de serpentinas. Esse tipo de material nunca deve ser lançado em direção ou próximo à fiação de energia já que essas fitas em contato com os fios podem provocar graves problemas a exemplo da tragédia que aconteceu em Minas Gerais.
Quanto aos aspectos relacionados com a operação, o Plano de Atendimento ao Carnaval apresenta diretrizes para assegurar a máxima eficiência na atuação das equipes de eletricistas. O objetivo é fazer com que os procedimentos permitam a solução com eficácia de possíveis problemas em tempo real. As medidas operacionais estratégicas adotadas pela Enersul visam garantir o nível de segurança operativa durante as festividades do Carnaval no período compreendido entre as 17 horas do dia 4 e às 13 horas do dia 9 de março.
O sistema elétrico da Enersul
O sistema elétrico da Enersul possui aproximadamente 5.850 Km de linhas de transmissão, ao longo dos 357.125 Km2 de área do Estado, 11.812 Km de rede de baixa tensão e 59.279 Km de rede de média tensão, 93 subestações nas tensões de 138 kV, 69 kV e 34,5 kV, incluindo as duas subestações móveis. A operação desse sistema é coordenada pelo Centro de Operação do Sistema – COS, localizado em Campo Grande, através de um Sistema de Supervisão e Controle que contempla as subestações nos níveis de 138 kV, 69 kV e 34,5 kV, totalizando 92 unidades supervisionadas.
O atendimento das redes de distribuição urbanas e rurais é executado pelo Centro de Operação da Distribuição – COD, localizado em Campo Grande. O COD atende às reclamações geradas pelo Call Center, através de um sistema informatizado de atendimento a reclamações de falta de energia e um sistema de supervisão e controle de religadores telecomandados à distância, instalados nos diversos pontos do Estado.