A previsão da meteorologia para a Capital sul-mato-grossense, hoje (24) é de pancadas de chuva de curta duração que podem ser acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia (a probabilidade de chuva é de 80%). Temperatura mínima de 29ºC e a máxima deve passar dos 30ºC. Umidade relativa do ar é de 42%.
A previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite para Campo Grande, onde já foram acumulados 89 milímetros na estação automática do Inmet, sendo que a maior parte desta chuva (80 mm) aconteceu apenas no período da manhã de sexta-feira (21).
De acordo com os meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no leste de Mato Grosso do Sul faz sol entre nebulosidade variável e podem ocorrer pancadas de chuva forte à tarde hoje. Temperatura mínima de 14ºC no sul de MS.
Pantanal
A meteorologia prevê predomínio de sol pela manhã no município de Corumbá. À tarde chove com trovoada. Os termômetros devem atingir os 36ºC na região pantaneira. Em Aquidauana, a temperatura máxima chega aos 35ºC, com probabilidade de 80% de chuva para a região.
Região leste
Previsão de pancadas de chuva também para o município de Três Lagoas, onde a temperatura máxima chega aos 34ºC. Em Paranaíba, o sol predominará pela manhã. À tarde chove com trovoada. Temperatura máxima vai atingir os 34ºC no município.
Região sudoeste
Estimativa de pancadas de chuva à tarde também para o município de Dourados. Os termômetros alcançam os 33ºC na região. No município de Ponta Porã, o sol predominará pela manhã. À tarde chove com trovoada. A temperatura máxima chega aos 32ºC na região.
A estação da primavera começou no sábado (22) e vai até dia 20 de dezembro. De acordo com a climatologia, a primavera destaca-se pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Em Mato Grosso do Sul as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.
Segundo a meteorologista Cátia Cristina Braga Rodrigues, do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), durante a primavera iniciam-se as pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.