Uma descarga elétrica durante a chuva provocou um incêndio na subestação da Enersul, concessionária de energia de Campo Grande, no bairro Miguel Couto, na manhã desta sexta-feira (21). A assessoria da empresa informou ao G1 que alguns bairros atendidos pela subestação tiveram fornecimento interrompido, mas já tiveram serviço restabelecidos. Por causa da chuva, outros pontos da cidade estão sem energia.
A subestação atende 35 mil em Campo Grande. O transformador atingido pelo raio atende 11,6 mil desses clientes mas, por precauação, todo o sistema foi desligado para o reparo, que durou 1h15.
Em Campo Grande, segundo a assessoria da Enersul, são 7 subestações. Nesta madrugada, até as 9 horas, foram registradas 24 mil descargas atmosféricas na região dessas subestações e uma delas atingiu a do bairro Miguel Couto provocando o incêndio.
O meteorologista Natálio Abraao disse que a incidência de descargas elétricas chegou a 960 raios por hora em Campo Grande, durante a madrugada. A forte chuva que começou à 0h desta sexta-feira (21), já atingiu a marca de 72 milímetros de precipitação até às 9h30, totalizando 109 milímetros de chuva em setembro.
Esta quantidade já ultrapassou a média esperada de 65 milímetros e o índice histórica de chuvas para o mês, que é de 78,2 milímetros. Durante a madrugada, a velocidade dos ventos atingiu 89 km/h.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar está em 96% desde a madrugada. A previsão para hoje é de que chova durante todo o dia, com mais intensidade e fortes pancadas a noite. A temperatura máxima não ultrapassa 25º.