Menu
Buscarterça, 23 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Cidades

Saúde de Nova Andradina oferece atendimento especializado à população

03 março 2011 - 18h05Por Redação Douranews, com Assessoria
A saúde pública de Nova Andradina conta com atendimento especializado em diversas áreas, visando atender a população de Nova Andradina com serviços odontológicos, saúde da mulher, reabilitação, além das especialidades médicas.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Vearni Castro, 732, oferece atendimento especializado em odontologia, para os pacientes de Nova Andradina e região.

São realizados, em média, cerca de 30 atendimentos ao dia, além dos plantões odontológicos para trabalhadores, que são realizados de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas, e aos sábados, a partir das 14 horas, com atendimento para cerca de 14 pacientes ao dia, e as emergências.

O CEO oferece prótese, serviço que é realizado pela profissional Melissa Araújo, além de atendimento nas áreas de endodontia, periodontia e cirurgias, atende também a pacientes especiais, deficientes mentais, pacientes com diabetes, idosos e crianças imperativas.

O Centro de Reabilitação de Nova Andradina (CRENA), que funciona no mesmo prédio do CEO, atende a cerca de 100 pacientes ao dia. De acordo com informações do setor, somente nos meses de janeiro e fevereiro, foram atendidos 1900 pacientes. O atendimento na área de reabilitação é feito por agendamento, já na área de fisioterapia, basta procurar a unidade que o paciente é atendido. O CRENA não fecha no horário de almoço, funcionando das 06 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

O CRENA conta em seu quadro com os profissionais na área de ortopedia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

O Centro de Referência Saúde da Mulher, localizado na Avenida Ivinhema, 1232, oferece atendimento especializado para as mulheres de Nova Andradina, nas áreas de ginecologia e obstetrícia, exames de ultrassom e mamografia e a partir do dia 15 de março, serão realizados em média 15 exames de mamografia ao dia, de acordo com informações da unidade. O centro também desenvolve o Programa de Planejamento Familiar,realizando encontros, com a presença de um assistente social explicando os métodos contraceptivos. Nestes encontros, também participam médico e psicólogo. A Clínica da Mulher ainda libera as laqueaduras dentro dos critérios estipulados pelo Ministério da Saúde e realiza a coleta de material para exames do Teste do Dedinho que engloba de 16 a 19 exames para detectar doenças como HIV, sífilis hepatite B, doença de Chagas, diminuindo desta forma as possibilidades da mães infectarem o bebê.

A partir de abril, será realizado um trabalho de educação e orientação sobre a prevenção do câncer do colo uterino e de mamas, de acordo com informações coletadas no Centro de Referência Saúde da Mulher.

Finalmente, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida Ivinhema, 1202, realiza em média 16 atendimentos aos pacientes por dia. Os encaminhamentos são realizados pelos PSF’s e logo em seguida, são agendadas as consultas, sendo que cada PSF possui uma cota de vagas. O CEM possui uma farmácia e sala de vacina, além das especialidades médicas e conta com atendimento nas especialidades de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, referência para Hanseníase e Tuberculose e pequenas cirurgias, cardiologia, gastroenterologia, psicologia, clínica geral e vascular (Dr. Hélio Adas Pereira).

Seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia, a Secretaria de Saúde de Nova Andradina vem trabalhando visando oferecer programas que assistam a população em suas necessidades, nas mais diversas áreas, inclusive com atendimento regionalizado. “Estamos trabalhando para atender as necessidades da nossa população, com atendimento de qualidade”, declara o prefeito Gilberto Garcia.

Deixe seu Comentário

Leia Também