Menu
Buscarquarta, 17 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Cidades

Servidores de Três Lagoas participam de ginástica laboral

17 março 2011 - 16h44Por Redação Douranews, com Assessoria
Sem abandonar o ambiente de trabalho, são feitos exercícios físicos de alongamento e relaxamento muscular

O projeto de Ginástica Laboral, implantado há três anos pela Prefeitura de Três Lagoas, em todas as Secretarias e Departamentos, volta a ser executado, agora financiado pelo Governo Federal e incentivado pela prefeita Márcia Moura (PMDB). Três Lagoas está entre os 615 municípios do Brasil que receberam verba de R$ 35 mil para serem investidos nesse projeto, dentro da Política Nacional de Promoção à Saúde. Por 10 minutos, os servidores públicos param suas atividades, três vezes por semana, para a prática de exercícios físicos de alongamento e relaxamento muscular, no próprio local de serviço.
“Vamos colocar em prática a prevenção. Este é o desafio proposto pelo secretário de Saúde, Sérgio Jeremias, e vem ao encontro do projeto Bem-Me-Quer”, destacou a educadora física e coordenadora do projeto, Darlene Heloisa Ferrari Luiz. “Em todas as ações propostas pelo projeto, enfatizamos a importância do autocuidado, ou seja, a importância da responsabilidade que cada pessoa precisa ter no que diz respeito à própria saúde”, observou.
A prática da ginástica laboral, já adotada pela maioria das micros, médias e grandes empresas, durante o horário de expediente, com duração de pouco mais de 10 minutos, tem a finalidade de, além de propiciar momentos de descontração e entrosamento, auxiliar na prevenção de doenças, conforme explicou a técnica de Ginástica Laboral, Sandra Aparecida Rodrigues.
Em meio a exercícios de um grupo de servidores do Departamento de Licitações e Compras, na manhã desta quarta-feira (16), Sandra se referiu às principais doenças que podem afetar, principalmente, a quem trabalha, na maioria do tempo, sentado em uma cadeira, diante de um computador.
Ao mesmo tempo que previne o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, os poucos minutos da ginástica laboral ajudam também na prevenção de doenças relacionadas às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), explicou Sandra.

Deixe seu Comentário

Leia Também