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Cidades

Vendedores precisam ganhar cliente pela qualidade do atendimento

01 novembro 2012 - 15h00Por Redação Douranews

A Associação Comercial de Campo Grande criou um curso para qualificar profissionais do comércio. As aulas duram uma semana e o preço é acessível. Há pelo menos 200 vagas abertas para vendedores no comércio da capital.

Uma das principais lições repassadas aos alunos é a simpatia no atendimento. Segundo a Associação Comercial, quem se candidata a uma vaga de vendedor estar preparado para uma série de exigências, como trabalhar em feriados e aos fins de semana, suportar o mau humor dos clientes e aceitar a pressão das empresas com os programas de metas.

Segundo os lojistas, vendedores que sabem a necessidade do seu cliente e o deixam à vontade são difíceis de se encontrar. Para os clientes, essa falta de vendedores bem preparados também é percebida. Conforme o gestor da Escola de Varejo da Associação Comercial, Moacir Pereira Júnior, o vendedor precisa ter uma autoestima bem resolvida. “Isso ajuda muito, e permite atender o cliente de uma forma mais pró-ativa”, disse.

De acordo com o gerente Alexandre Campos de Souza, o diferencial das lojas hoje está no atendimento. “A concorrência está muito grande, o tipo de mercadoria hoje é muito igual, não tem muito segredo, não tem o diferencial em si de mercadoria. Hoje, o bom atendimento é o que segura o cliente na loja”, afirmou.

O vendedor deve estar bem equilibrado para não transmitir suas cobrança para o cliente, segundo o gestor da Escola de Varejo. “O varejo vive de metas. É dentro dessas metas que são feitas muitas cobranças, e o vendedor precisa estar bem equilibrado pra que não transmita todas essas cobranças para o cliente. Ele precisa transmitir confiança e segurança naquilo que está desempenhando”, explicou.