A Câmara de Vereadores de Dourados é sede, a partir das 19 horas desta quarta-feira (9), do evento que vai empossar 21 membros fundadores da ALB (Academia de Letras do Brasil), seccional de Dourados. A cerimônia, aberta ao público, exige o uso de máscara de proteção individual contra a Covid-19, seguindo os protocolos de biossegurança em vigor no município. O Douranews é parceiro do evento.
Presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara, o vereador Mauricio Lemes (PSB) falou sobre como a Casa está aberta a toda e qualquer iniciativa e parceria para o desenvolvimento do setor na cidade e, principalmente, para atrair a atenção da população de Dourados sobre a importância da cultura no desenvolvimento social.
“É de extrema importância que a Casa valorize e também estimule eventos como esse. Tudo que é ligado a Literatura enriquece uma sociedade. Por meio dela a gente educa, conhece a nossa história e ajuda a construir uma sociedade mais sólida. Então, como presidente da Comissão Permanente de Cultura, reforço meu total compromisso e apoio também dos meus colegas da Casa com esse evento e que possamos ter mais eventos nesse sentido”, destacou Mauricio.
Fundada em 24 de novembro de 2021, a seccional em Dourados da ALB visa incentivar e promover a produção literária, artística e cultural da cidade e de Mato Grosso do Sul. Esse trabalho é promovido justamente através de seus membros associados, que têm a missão de atuar como elementos da cidadania e do desenvolvimento local sustentável, visando o bem-estar social e a qualidade de vida da população no âmbito cultural.
Atualmente a entidade é composta por uma diretoria provisória, que tem mandato vigente até o final deste ano. A composição é a seguinte: Odila Schwingel Lange como presidente; Ilson Venâncio como vice-presidente; Ilsyane do Rocio Kmitta como primeira secretária; Maria de Lourdes da Costa como segunda secretária; Erminio Guedes dos Santos como primeiro tesoureiro e Lourdes Lago Stefanelo como segunda tesoureira.
Após a solenidade na Casa de Leis, a seccional será composta por 40 associados efetivos e por até 40 membros correspondentes. Os membros efetivos são pessoas físicas, associados fundadores e outros aprovados na associação, ocupando cadeiras de número 1 até 40, todos residentes em Dourados. Os membros correspondentes são pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, que não residem em Dourados e ocuparão até 40 cadeiras, numeradas de 41 a 80.
Conheça os primeiros membros da ALB em Dourados
Odila Schwingel Lange – Cadeira 1 – Patrono: Nicanor Coelho
Ilson Venancio – Cadeira 2 – Patrono: Manoel Lourenço Gonçalves
Lourdes Lago Stefanello – Cadeira 3 – Patrono: Claudio Xavier
Marizete de Souza Lima Basalia – Cadeira 4 – Patronesse: Glorinha de Sá Rosa
Zélia Nolasco – Cadeira 5 – Patrono: Ulisses Serra
Ermínio Guedes – Cadeira 6 – Patrono: José Carlos Cardoso
Suzana Arakaki – Cadeira 7 – Patronesse: Conceição dos Bugres
Ilsyane do Rocio Kmitta – Cadeira 8 – Patronesse: Helena Meireles
Denise Caramori – Cadeira 9 – Patrono: Manoel de Barros
Maria de Lourdes da Costa – Cadeira 10 – Patronesse: Marta Guarani
André Martins Barbosa - Cadeira 11 – Patrono: Hélio Serejo
José Henrique Marques – Cadeira 12 – Patrono: Wilson Valentin Biasotto
Fernando de Castro Além – Cadeira 13 – Patrono: José Geraldo Rodrigues (Zé Pretin)
Enéas Ferreira Lima – Cadeira 14 – Patronesse: Ruth Hellmann
Leonardo Ferreira Mendes - Cadeira 15 – Patrono: Geraldo Roca
Jorge Luiz Baldasso – Cadeira 16 – Patrono: José Alberto Vasconcellos
Moisés Crestani – Cadeira 17 – Patrono: Elpídio Reis
Lucio Flávio Joichi Sunakozawa – Cadeira 18 – Patrono: Luiz Antonio Alvares Gonçalves
Janice Linhares – Cadeira 19 – Patronesse: Lidia Baís
João Linhares - Cadeira 20 – Patronesse: Maria do Barro
Margarida Stefane Pedroso – Cadeira 21 - Patronesse: Flora Egídio Thomé