O Brasil tem chance de ganhar seu primeiro Oscar na edição deste ano, que acontece neste domingo (27) com "Onde Eu Moro", indicado como Documentário em Curta Metragem. O cineasta carioca Pedro Kos é o diretor do filme, ao lado do americano Jon Shenk.
Matematicamente falando, jamais houve melhor possibilidade para ganhar o Oscar como no caso da música "Real in Rio", da animação "Rio", dirigida por Saldanha.
Em 2012, Carlinhos Brown e Sergio Mendes disputavam o Oscar contra um único concorrente. Mas ficaram com o "vice". Eles perderam para "Man or muppet", tema de "Os muppets". Bret McKenzie, do duo Flight of the Conchords, levou o primeiro Oscar da Nova Zelândia.
Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada por "Central do Brasil", mas perdeu para Gwyneth Paltrow ("Shakespeare Apaixonado", da produtora Miramax, de Harvey Weinstein). Hoje, a derrota da brasileira é citada como um dos exemplos de como o produtor usava de sua influência para ditar os rumos da premiação. O longa de Walter Salles também foi indicado a Filme Estrangeiro, mas perdeu para o italiano "A vida é bela".