O público interno da Escola Franciscana Imaculada Conceição e a comunidade estudantil de Dourados terão a oportunidade de participar, daqui a duas semanas (dias 21 e 22), de duas novas propostas adotadas pela escola: a EICArte e a Feira Interativa, eventos que acontecem, de forma paralela, no Ginásio de Esportes da Imaculada.
Numa época em que interatividade é palavra de ordem, proporcionar que o público interaja com obras e produtos é uma proposta atual e que pode ser muito divertida, diz material distribuído pela assessoria de imprensa da escola.
A EICArte se propõe a expor e levar ao conhecimento da comunidade externa toda a produção artística realizada pelos alunos de diferentes níveis de ensino, durante as aulas de educação artística. “São projetos de estudo sobre vida e obra de grandes artistas nacionais e estrangeiros, releituras, esculturas e outras peças artísticas produzidas dentro da disciplina de artes, para mostrar à comunidade o que é feito aqui”, explica a orientadora educacional Eliane Maria Amaro. Essa mostra será iniciada dia 21 e vai se estender até o dia 28.
A Feira Interativa é uma nova proposta criada pelos professores de matemática de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. “O principal objetivo dessa mostra é desmistificar a disciplina, para que os estudos da área não fiquem só no mundo do cálculo e do raciocínio. Os professores mostram aos seus alunos a matemática de um modo diferente”, alerta Eliane.
Uma série de atividades lúdicas levou os alunos de 8º ano a verem a matemática como salvação (provas, gincana, atividades de competição entre os grupos), construindo conteúdo de forma prática. Serão cinco tendas num circuito em que os visitantes poderão viver as atividades da matemática experimentada, durante as aulas, pelos alunos de 8º ano.
Já no 9º ano a matemática foi atrelada à física para construir objetos que vão funcionar durante a feita e proporcionarão interação com o público a partir do contato com os produtos finais criados pelos alunos durante o projeto. “Está sendo muito bonito ver a performance dos alunos. Eles são os responsáveis pelo todo, o professor faz somente a mediação. Eles pensam a logística, consideram o número de participantes a serem atendidos, estão construindo todo o processo, buscam soluções, num processo construtivo. O melhor de tudo isso é que os alunos percebem que têm potencial para fazer”, diz a orientadora.
Visitação
Escolas públicas e privadas de Dourados, interessadas em descobrir esse universo, podem entrar em contato com a EIC pelo telefone 67 3421-4741, em horário comercial, para agendar visita. O evento estará aberto ao púbico no dia 21, das 8 às 11, no período matutino e das 13h30 às 17 horas, no período vespertino e no sábado (22), das 7h30 às 10 horas.