A Mostra Coletiva de Grafitagem, com 11 paineis de 16 artistas sul-mato-grossenses, realizada durante a XXVIII Uniarte, foi um dos acontecimentos marcantes na Unigran na semana passada. O grafite é uma arte que nasceu nas ruas e até hoje tem este estilo de ser feita em lugares não muito comuns.
“A essência do grafite é a arte de rua. Hoje em dia o grafite conquistou as galerias do mundo todo, há vários artistas grafiteiros premiados, salões mundialmente famosos, então já desmistificou esta coisa do grafiteiro só ter espaço na rua. Porém, a essência do grafite é de rua, uma arte urbana”, revela a artista plástica e gestora de Artes da FCMS (Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul), Marilena Grolli.
Durante a Uniarte, uma oficina de técnica de grafite foi oferecida aos acadêmicos e, no último dia, os participantes foram até a escola mantida pela Sociedade Pestalozzi de Dourados para colocar em prática o que aprenderam durante o curso. Madalena Arévalos, do 6º semestre de Artes Visuais, também participou da grafitagem feita no muro da instituição. “Para o curso de artes é extremamente importante, pois é uma arte contemporânea e ajuda a aprender para futuramente trabalhar com os alunos na escola; o mais interessante aqui, foi poder trabalhar com estes alunos especiais”, conta a estudante.
A instrutora Marilena aprova o uso desta arte nas escolas, pois ajuda as crianças mudarem seu comportamento. “O grafite hoje tem um papel fundamental no processo educacional e no processo também de mudar a atitude das pessoas. Muitas vezes, tem um muro que está abandonado, tem mato nascendo, então, se faz um grafite, acaba atraindo o olhar das pessoas para aquele espaço, acaba mudando a atitude das pessoas no sentido de não considerar o grafite com uma coisa marginalizada, cheio de estigmas”.
Como curador da mostra, o evento contou com um dos mais renomados artistas plástico sul-mato-grossenses, Jonir Figueiredo. Para ele, “o grafite é a linguagem contemporânea do momento. É a arte dos grafiteiros, que deixou de ser uma arte marginalizada”.