A Prefeitura de Dourados vai ampliar os projetos que estão sendo instalados nos parques da cidade em virtude da destinação de recursos do governo federal para a construção das Academias da Saúde. Com mais recursos, serão instalados equipamentos adicionais nesses espaços.
Conforme a Secretaria municipal de Planejamento, haverá pista de caminhada, rampa de skate, quadra poliesportiva e playground como adicionais ao projeto original. Essas melhorias estão inseridas no projeto como estrutura complementar e são opcionais, mas serão feitas com financiamento por parte do município de Dourados, informa a assessoria de comunicação do Município.
Os projetos estão sendo implantados no Parque Antenor Martins, na região do Jardim Flórida e Rego D’água ‘Primo Fioravante Vicente’, no conjunto Brasil 500.
Além dos equipamentos adicionais, a nova academia vai contar com bloco de apoio, uma edificação contendo áreas de convivência, atendimento, banheiros e depósito. Essas são partes previstas no projeto financiado pelo governo federal. A área de equipamentos, que é onde estarão instalados os aparelhos para ginástica, alongamentos e exercícios, será ao ar livre, como define o projeto da Academia da Saúde.
Segundo a Secretaria de Planejamento, em Dourados estão sendo executadas as Academias da Saúde de modalidade ampliada, um dos três tipos propostos no programa do Governo, mediante o repasse de R$ 180 mil e mais a contrapartida da Prefeitura de Dourados.
Os parques escolhidos para a implantação das academias são locais de grande fluxo de pessoas. No caso do Parque Rego D’água, cuja implantação está em andamento, a academia será uma maneira de fomentar a prática de exercícios que já existe no entorno daquela área. Centenas de pessoas caminham na pista do parque todos os dias.
O Parque Antenor Martins é outro polo de atividades que tem uma ampla área verde e pistas para caminhada no interior. Com a implantação da Academia da Saúde, milhares de pessoas da região do Grande Flórida terão oportunidade de praticar exercícios de graça.