Para chamar a atenção contra a violência no trânsito, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) vai realizar, nas unidades que mantém em por todo o Brasil, durante a Semana de Educação no Trânsito, entre os dias 18 e 25, uma programação voltada para a prevenção de acidentes.
“A velocidade é a principal causa de morte no trânsito no Brasil. Apesar da utilização de radares e barreiras eletrônicas e também do valor elevado das multas, ainda há muita irresponsabilidade no trânsito. Devemos dar uma basta a toda essa violência”, afirma o presidente do Sest Senat e da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), senador Clésio Andrade.
Dentro desse propósito, o Sest Senat de Dourados vai realizar, em parceria com as autoridades de trânsito, blitzes para divulgação de informações sobre trânsito seguro. Com a iniciativa, “esperamos alertar a todos os condutores de veículos sobre a importância de um trânsito seguro”, afirma Lucílio Vasconcelos, gerente da unidade local.
Acidentes custam R$ 204 milhões
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2010, os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de aproximadamente 40 mil pessoas, no Brasil. Ainda conforme o órgão de saúde do País, em 2011 ocorreram 155 mil internações de pessoas acidentadas, ao custo de R$ 204 milhões. Pela quantidade de vítimas registradas, muitas autoridades no assunto entendem que está sendo travada uma verdadeira guerra no trânsito brasileiro.