Já é grande o número de visitantes nos dois cemitérios públicos de Dourados, o Santo Antônio de Pádua e o Bom Jesus, diante da aproximação do dia de Finados (2), conforme levantamento da assessoria de comunicação do Muniípio. A previsão é que pelo menos 60 mil pessoas visitem os cemitérios entre as vésperas e o dia de Finados, feriado nacional.
Nos dias que antecedem à data é comum um movimento maior por causa das famílias que costumam providenciar a limpeza dos túmulos e jazigos de parentes sepultados. Outras pessoas também antecipam a visita aos cemitérios prevendo viajar no feriado, que neste ano será num final de semana prolongado.
As equipes de limpeza da Semsur (Secretaria municipal de Serviços Urbanos) fazem a manutenção e pequenos reparos da parte interna dos cemitérios. Na parte externa a Prefeitura já providenciou a pintura do muro, retirada de entulhos e capinagem e também os serviços de iluminação, jardinagem e limpeza e ainda a recomposição do piso do estacionamento em frente ao acesso pela rua Coronel Ponciano.
Nos últimos dias as equipes da Secretaria municipal de Obras também providenciaram os serviços de tapa-buracos nos locais mais críticos nos fundos do cemitério Bom Jesus, além da sinalização horizontal feita pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) no trecho da rua Palmeiras entre a Coronel Ponciano e a Hayel Bon Faker.
Ambulantes
Nesta quarta-feira (31) termina o prazo para o cadastramento das pessoas que desejam comercializar produtos nos espaços que serão cedidos pela Prefeitura em frente aos cemitérios. No local há espaço para 130 ambulantes autorizados a vender velas, flores, alimentos, bebidas (exceto bebida alcoólica) e sorvetes.
Os ambulantes serão instalados no estacionamento em frente ao cemitério Santo Antônio de Pádua e na calçada em frente ao portão de entrada do Bom Jesus, pela rua Palmeiras. A comercialização é autorizada apenas para o dia de Finados, quando as ruas em torno dos cemitérios serão interditadas. Guardas municipais ficarão responsáveis pela fiscalização.
Os interessados em fazer o cadastramento podem procurar a Semsur, na rua Oliveira Marques, 490, no Jardim Tropical, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas. O telefone para mais informações é o 67 3411-7113.