A Clínica de Fisioterapia da Unigran completa 10 anos de serviços, ajudando os acadêmicos nas aulas práticas e também nas consultas a comunidade externa, sendo considerada um dos pontos de referência em Saúde na Grande Dourados.
Somente no primeiro semestre deste ano foram mais de três mil atendimentos, como destaca a coordenadora Simone de Souza Elias Nihus. “Realizamos muitos atendimentos, só nos primeiros seis meses de 2012 foram cerca de 3.180 atendimentos individualizados, então é um centro de referencia na região. A Clínica é importante para a comunidade, pois também desafoga o serviço público”, ressalta.
O acadêmico que atua na Clínica passa por diversas etapas no processo de formação acadêmica e, ao final do curso, sai com experiência em diferentes casos, incluindo o atendimento de forma generalizada, englobando todas as áreas da fisioterapia [ortopédica, saúde da mulher, neurológica, cardiológica, respiratória]. “Oferecemos uma formação generalista, que é o que o MEC espera”, diz Simone Elias.
A Clínica também realiza várias ações, como é o caso do projeto “Qualidade de vida na 3ª idade”, em parceria com o curso de Serviço Social, formado por idosos. “O projeto está ativo há sete anos, e conta com, em média, 37 idosos, é interdisciplinar e envolve vários cursos. Estes pacientes estão há vários anos aqui na clínica, já são uma grande família”, comenta a coordenadora.
Severino Soares Barbosa, de 67 anos, é um dos pacientes da Clínica. Ele é atendido pelos fisioterapeutas e acadêmicos da Unigran desde que começou o projeto. Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Severino perdeu movimentos, chegando a andar de cadeira de rodas. “Faço tratamentos de derrame e AVC, e a cada dia me sinto melhor, pois entrei aqui de cadeira de rodas e hoje já estou andando normalmente. Eu agradeço primeiro a Deus e segundo ao pessoal da Unigran, que é muito trabalhador. Aqui é 10! Aqui é muito bom”, destaca o paciente.
Mesmo já sendo referência em Dourados e nas cidades ao redor, a coordenação pretende melhorar ainda mais o atendimento. “O principal não é pensar em termos de futuro, mas pensar no agora, pensar na manutenção de qualidade. Mesmo sendo um atendimento executado pelos acadêmicos, muitos pacientes procuram a Clínica, não só porque atendemos basicamente o SUS (Sistema Único de Saúde), mas também pela qualidade de tratamentos, isso nós ouvimos dos pacientes. Então queremos manter esta qualidade para o futuro, melhorar cada vez mais”, complementa o professor supervisor de estágio Sidney Sato.
Atendimento e comemoração
A clínica atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 horas às 16h40, de forma gratuita, envolvendo acadêmicos do último ano de Fisioterapia orientados e supervisionados pelos professores da graduação.
A comemoração dos 10 anos da Clínica de Fisioterapia da Unigran será realizada durante a XIII Jornada acadêmica de Fisioterapia, que começa quarta-feira (24) e prossegue até 26 de outubro.