Menu
Buscarterça, 17 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
elas
Dourados

Após acidente, vereadora propõe curso para atendentes de creches

24 outubro 2012 - 16h52Por Redação Douranews

Está tramitando na Câmara de Dourados, projeto de lei de autoria da vereadora Délia Razuk (PMDB), que cria no âmbito do poder executivo, a implantação de curso de primeiros socorros com periodicidade anual, para os servidores e funcionários de escolas e creches municipais da rede direta, indireta e particulares conveniadas ao Município.

“As crianças são imprevisíveis, e necessitam de cuidados constantes e em caso de acidentes, socorro imediato. Nossa legislação municipal não exige que educadores e servidores tenham conhecimento de atendimento de primeiros socorros”, explica a vereadora, observando que os primeiros socorros protegem a criança contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado.

“Se os servidores de escolas e creches tem noções básicas de primeiros socorros, muitas vidas podem ser salvas”, diz, mencionando, ainda, que “a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico, posteriormente”.

Na semana passada, um acidente matou um garoto de um ano de idade, durante o lanche oferecido às crianças da creche “Maria do Rosário Moreira”, no Parque Alvorada. A criança passou mal e, encaminhada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao HV (Hospital da Vida), morreu cerca de 40 minutos mais tarde.

De acordo com a vereadora, a grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. “Os momentos após qualquer acidente, principalmente as duas primeiras horas, são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das crianças ou outras vítimas. Todos os seres humanos são possuidores de um forte espírito de solidariedade. E é este sentimento que nos impulsiona a apresentar este projeto”, justifica, observando que “quanto maior a precaução, melhor para a segurança dos pequenos e tranquilidade dos pais que precisam deixar seus filhos em escolas e creches”.

Endemias

A vereadora Délia também fez indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópia à secretária de Saúde Sílvia Bosso, solicitando estudos no sentido de viabilizar a contratação de agentes de combate às endemias, para suprir a crescente demanda no município.

A vereadora justifica que atualmente, 89 agentes de saúde atendem o município no controle de endemias e que a inspeção é efetuada em 25 residências ao dia, enquanto que a demanda crescente exige que cada agente faça inspeção em 50 casas por dia; o que vem sobrecarregando o agente e reduzindo a qualidade na realização do trabalho.

Ela propõe o aumento aproximado de 20 agentes de campo e 10 agentes de controle químico, “que poderão ser investidos na função através de concurso público, ou mesmo através de contratação temporária para os fins imediatos”. Com assessoria