A Semana Nacional de Trânsito, realizada pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) de Dourados, terminou hoje (26) com atividades durante todo o dia na Escola Municipal Agrícola Padre André Capelli, no distrito de Panambi. As atividades deveriam ter sido encerradas ontem (25), mas devido ao mau tempo alguns eventos foram cancelados e outros transferidos para esta quarta.
Os alunos da escola agrícola aprenderam regras de trânsito através de palestras proferidas pela Guarda Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel Urgência), e por meio de gincanas e pesquisas.
As ações da Semana Nacional de Trânsito começaram dia 18, envolvendo abordagens em vários pontos da cidade, com blitzes educativas, palestras, feiras de trânsito nas escolas e várias outras atividades direcionadas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
No sábado (22), na avenida Marcelino Pires em frente à Praça Antonio João, condutores de veículos automotores foram orientados sobre a necessidade do uso do cinto de segurança e controle de velocidade. Já os pedestres receberam orientações para utilizar a faixa ao atravessar uma via. Alguns idosos foram conduzidos pelos integrantes da campanha, numa demonstração de garantia de segurança.
Na segunda-feira (24) as ações foram voltadas para trabalhadores, com blitz educativa direcionada aos motociclistas. Ontem a blitz educativa que iria acontecer na rua Coronel Ponciano foi cancelada por causa da chuva, mas à tarde as ações foram realizadas no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), onde foram abordados principalmente os caminhoneiros.
Igrejas
O Detran-MS (Departamento estadual de Trânsito) em Dourados, em parceria com a Agetran, realizou durante toda a Semana atividades nas igrejas católicas, evangélicas e centros espíritas, envolvendo fiéis de 50 instituições religiosas. Além disso, ainda foram distribuídos cerca de 30 mil folders com temas educativos nesses locais.