Os 30 anos de instalação da primeira unidade do Exército Brasileiro em Dourados serão lembrados pela Câmara de Vereadores com uma programação que começa segunda-feira (5) com uma mostra de fotografia e documentos históricos e será encerrada sexta-feira (9), às 19 horas, com uma audiência pública.
A exposição será montada no saguão da Câmara e ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento da Câmara, das 7 às 18 horas. Serão expostas mais de 30 fotografias, além de material gráfico e documentos, retratando esses 30 anos de ações militares e atividades de integração em prol da comunidade.
Histórico
A história da Brigada Guaicurus teve início em 1949, quando foi criada a 4ª Divisão de Cavalaria. Sediada em Campo Grande, foi a última grande unidade do Exército Brasileiro organizada em regimentos a cavalo. Em dezembro de 1980 sofreu uma mudança estrutural e passou a ser denominada 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus. Em 15 de dezembro de 1982 foi transferida para Dourados, onde foi instalado o Comando da unidade.
A denominação histórica de Brigada Guaicurus é uma homenagem aos índios Guaicurus, exímios canoeiros e destemidos cavaleiros que, mudando frequentemente em busca de pastagens para suas manadas, conquistaram e mantiveram grande parte da fronteira sul-mato-grossense, conforme levantamento feito pelo acervo do Exército.
A fronteira Oeste foi ocupada militarmente a partir do século XVIII: as primeiras Colônias Militares foram criadas no ano de 1855, nas localidades de Brilhante e Nioaque e em 1856 foi fundada a Colônia Militar de Dourados. Com o surgimento das primeiras questões de limites com o Paraguai, ganharam sua verdadeira conotação bélica. A primeira resistência encontrada pela força adversária foi a Colônia Militar de Dourados, onde se desenvolveu a epopéia de Antônio João.
Atualmente, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada conta com mais de quatro mil integrantes, distribuídos em 12 organizações militares, atuando em 91.500 quilômetros quadrados na região Conesul de Mato Grosso do Sul. A área de atuação da Brigada abrange 42 municípios da região, 800 mil habitantes, e zela por 650 quilômetros de fronteiras internacionais.
Ação social
Como exemplo de atividades realizadas pela Brigada na cidade de Dourados, são destacadas as campanhas de arrecadação de alimentos para instituições beneficentes; o apoio médico em ações sociais para atender as comunidades carentes; a presença da Banda de Música da Brigada Guaicurus em escolas do município e em atividades culturais e sociais da cidade; e a cooperação com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que permite aos seus alunos realizar o programa de Equoterapia no centro hípico, onde funciona também uma escola de equitação que tem se destacado pelos resultados obtidos nas temporadas hípicas da Federação Sul-matogrossense de Hipismo e da própria Brigada.