Com as galerias totalmente tomadas, a Câmara de Dourados realizou ontem (9) à noite a sessão solene em comemoração aos 30 anos da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Brigada Guaicurus, no município.
A solenidade, feita em cooperação com o Comando da Brigada, encerrou a programação da semana de homenagens aos 30 anos de instalação da primeira unidade do Exército Brasileiro em Dourados.
O primeiro ato foi o lançamento do selo comemorativo dos 30 anos, com a presença de diretores dos Correios. Em seguida foram homenageados a viúva e os filhos de Wilson Benedito Carneiro (in memorian), Maria Florézia, Márcia e Wilson Junior. O empresário e produtor rural foi o doador do terreno para a construção da sede da Brigada.
Também foi homenageado o ex-prefeito José Elias Moreira, que era o chefe do Executivo Municipal à época da instalação da Unidade do Exército em Dourados; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Idenor Machado, como agradecimento pela realização das comemorações e da própria sessão solene.
Em nome da Câmara, o presidente Idenor Machado e o vereador Elias Ishy de Matos entregaram moção legislativa ao comandante da 4ª Brigada, general Lourival Carvalho Silva.
Em seu pronunciamento, Idenor Machado destacou a presença do Exército em Dourados, a importância na história do município, para a segurança nacional na região de fronteira e, também as ações sociais que desenvolve.
A Brigada Guaicurus foi instalada em 1949 na região, quando foi criada a 4ª Divisão de Cavalaria. Sediada em Campo Grande, foi a última grande unidade do Exército Brasileiro organizada em regimentos a cavalo. Em dezembro de 1980 sofreu uma mudança estrutural e passou a ser denominada 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O nome ‘Brigada Guaicurus’ deu-se em homenagem aos índios guaicurus que ocupavam as matas matogrossenses.
Idenor afirmou que, ao realizar a sessão solene, o Poder Legislativo municipal demonstra gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pela Brigada.
Também prestigiaram a solenidade os deputados Laerte Tetila (PT) e José Teixeira (DEM), além de vereadores eleitos, estudantes e pessoas da comunidade.