Menu
Buscardomingo, 16 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
unigran24
banner100
NEGÓCIOS

Com foco no pequeno, Sebrae realiza Dia da Oportunidade

Evento termina hoje com mais 20 capacitações ao empreendedor

15 junho 2022 - 08h41Por Redação Douranews

Com ampla programação gratuita para a população em geral, o Dia da Oportunidade continua nesta quarta-feira (15) em Dourados. Estão previstas, até às 20 horas, no Centro de Convenções do município, cerca de 20 capacitações neste segundo dia de evento, entre palestras e workshops, que trazem temas como inovação, gestão financeira, liderança, empreendedorismo e crédito.

Acesse a programação completa aqui

Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura, o Dia da Oportunidade foi aberto nesta terça-feira (13) e reuniu tanto empreendedores locais como pessoas em busca de conhecimento para abrir o próprio negócio. A programação teve início pela manhã e, durante todo o dia, trouxe mais de 22 palestras diferentes para o público.

Na abertura oficial, às 18 horas, em uma solenidade que reuniu representantes do Sebrae/MS, da Prefeitura e lideranças locais, o prefeito Alan Guedes ressaltou a importância do evento para o município e, principalmente, para fortalecer o comércio local nesse contexto de retomada econômica.

“Juntamente com o Sebrae, temos conseguido realizar um trabalho de apoio aos micro e pequenos empreendedores, o nosso foco de atuação. Quando contratamos o Cidade Empreendedora, o que nos motivou foi a possibilidade de oferecer pela iniciativa do poder público uma contrapartida pelos anos difíceis que os empresários enfrentaram com a pandemia, e a gente fica muito feliz com a possibilidade de quem empreende poder estar aqui hoje, conhecer mais sobre estratégias de negócios, fazer networking e conseguir melhorar o seu empreendimento”, destacou o prefeito.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Dourados. “Essa é uma ação de destaque do programa Cidade Empreendedora que começou aqui em maio do ano passado. Já realizamos mais de 9 mil atendimentos aos empreendedores e esse evento é mais uma iniciativa voltada para fortalecer esse público. Com o Dia da Oportunidade em Dourados, encerramos a realização de 22 eventos desse porte nos municípios que integram o programa. É o Sebrae de Mato Grosso do Sul fazendo a diferença para o desenvolvimento do nosso estado, atendendo o potencial empreendedor e o pequeno, e atuando em parceria com várias instituições que juntas fazem acontecer”, ressaltou Maristela.

Entre as autoridades presentes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti; o presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Paulo Campione; do Sindicato Rural, Ângelo Ximenes; e o presidente da Câmara de Dourados, vereador Laudir Munaretto (MDB), também enalteceram a importância dessa atividade para alavancar o potencial econômico regional.

Ações para os pequenos negócios

Após a solenidade de abertura, o público pode participar da palestra-show “O impossível é uma ilusão – empreendedorismo, inovação e tecnologia” com os ilusionistas Klaus Duraes e Henry Vargas. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina e mostraram para os participantes de forma divertida e surpreendente estratégias que podem ser adotadas para inovar no mundo dos negócios. Outras ações foram realizadas para promover os pequenos negócios de Dourados e algumas delas permanecem durante todo o evento e continuam nesta quarta-feira (15), como a Feira de Negócios. No espaço, empreendedores locais têm a oportunidade de mostrar o que vendem para a comunidade.

Entre os 20 expositores presentes, está o casal Andrea Palhavam e Ivo Garay, proprietários da empresa Dioli Alimentos. Eles produzem farofas temperadas a base de mandioca adquirida da agricultura familiar e montaram uma fábrica. Com a ajuda do Sebrae, por meio do Sebraetec, o casal melhorou a empresa e hoje disponibiliza os produtos em comércios como casas de carne, feira e mercearias. Segundo Andrea, participar do Dia da Oportunidade foi bom para expor o produto e adquirir mais conhecimento.

“Eu e meu esposo nos dividimos, estou aqui vendendo os produtos e ele está participando das palestras para que a gente possa aprender mais, principalmente, na área de finanças e gestão. A gente precisa melhorar o nosso fluxo de caixa e começar a separar o nosso dinheiro do dinheiro do negócio, além de fazer um networking maior e possibilitar que a nossa marca se torne conhecida, então, esse evento está sendo uma ótima oportunidade em muitos sentidos”, comentou Andrea.

Mostra de inovação

O Dia da Oportunidade também traz para o público a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS apresenta ao público trabalho desenvolvido pelo laboratório e expõe produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também continua disponível e mostra as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Já, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, há um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Deixe seu Comentário

Leia Também