O curso de Gestão Ambiental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em parceria com o Ministério das Cidades, deu início esta semana à primeira turma de capacitação de Gestores e Agentes Municipais em SNIC (Sistema Nacional de Informações de Cidades), cuja programação se estenderá até sexta-feira (26).
O curso visa oferecer a técnicos e agentes da administração municipais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul um treinamento de uso e implementação dos sistemas de informações geográficas e outros recursos da geotecnologia, ferramentas aplicadas à gestão ambiental e territorial dos munícipios.
A capacitação está disponibilizando 80 vagas, sendo duas para cada munícipio aos quais se destina a atividade de capacitação e se encarrega da seleção ou indicação dos seus respectivos representantes. As vagas oferecidas foram distribuídas em quatro turmas de 20 cursistas cada, com carga horária total de 40 horas.
O curso está acontecendo nas dependências do laboratório de geotecnologia da FCBA (Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais) da Universidade, localizado na Unidade II que funciona na Cidade Universitária, além de contar com saídas a campo e visitas à Prefeitura de Dourados.
A primeira capacitação está sendo oferecida para representantes dos municípios de Aral Moreira, Caarapó, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Itaporã, Jateí, Jutí, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Vicentina.