A previsão de tempo chuvoso, com pancadas esparsas ao longo desta sexta-feira (2), fez com que muita gente antecipasse a visitação aos cemitérios de Dourados na véspera do feriado nacional de Finados. Ainda assim, conforme estimativas da Prefeitura, cerca de 40 mil pessoas são esperadas nos cemitérios públicos Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus ao longo do dia, devendo predominar maior movimento pela manhã.
Em Dourados, funcionam também dois cemitérios privados, construídos um ao lado do outro, no prolongamento da rua Gerônimo Marques Matos, que dá acesso ao HU (Hospital Universitário).
Reparos
Este ano, a Prefeitura antecipou e intensificou a manutenção de rotina dos espaços públicos, com ações de limpeza, pintura e pequenos reparos nas partes interna e externa dos cemitérios.
A cruz de madeira do Cruzeiro no cemitério Santo Antônio, inclusive, foi substituída por uma cruz nova, de ferro, uma vez que a anterior já oferecia riscos de cair em razão do tempo e do aquecimento.
As ruas de acesso também foram sinalizadas. A Palmeiras, por exemplo, recebeu sinalização da Coronel Ponciano até a Hayel Bon Faker.
Como o movimento de visitantes previsto para hoje será bem maior ao longo da semana, a Prefeitura também providenciou a instalação de banheiros químicos em pontos diferenciados.
Ao longo do dia estão previstas quatro celebrações de missas a cargo da igreja Catedral: às 9h30, 11 horas e às 15 e 17 horas.
Comércio
130 ambulantes já disputam espaço na parte da frente da rua Coronel Ponciano e ao longo de parte da rua Palmeiras, comercializando flores, velas, coroas, alimentos, bebidas (exceto alcoólica). A Guarda Municipal já acompanha, desde ontem (1) o movimento de pessoas na área.