Menu
Buscarsegunda, 02 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
sicredi
Dourados

Dourados terá feriadão de seis dias em dezembro

15 novembro 2012 - 13h10Por Redação Douranews

Decreto assinado pelo prefeito Murilo e publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (14) estabelece ponto facultativo nos órgãos públicos municipais para amanhã (16) em Dourados. A medida segue decisão tomada pelo governo do Estado para as instituições públicas que desenvolvem atividades intermediárias e institui o penúltimo feriadão do ano de 2012.

A edição do decreto também acompanha a decisão da maioria dos administradores de estabelecerem a chamada ‘ponte’ sempre que um feriado ocorre entre um dia da semana e a véspera de um fim de semana. Como hoje (15) é feriado de comemoração dos 123 anos da Proclamação da República, a Prefeitura de Dourados só retomará o atendimento ao público na segunda-feira (19), a partir das 7 horas da manhã.

Em outros tempos, o dia 19 de novembro, dedicado ao Dia da Bandeira, também era considerado feriado, em reverência ao símbolo nacional. Atualmente, em alguns Estados brasileiros, o dia 20 é feriado por conta da data consagrada à Consciência Negra [reivindicação dos movimentos afro-brasileiros que rejeitam o 13 de maio como dia da Abolição da Escravatura].

O próximo feriadão, já aguardado pelos servidores públicos especialmente, ocorre a partir de 20 de dezembro, uma quinta-feira. Como a data é dedicada à fundação do Município, não haverá expediente nas repartições oficiais. O dia seguinte, 21, também será facultativo, o mesmo devendo ocorrendo na segunda-feira imediata, dia 24, véspera do Natal. Assim, teremos um descanso oficialmente decretado de seis dias.

Serviços

Em Dourados neste feriado prolongado, funcionarão normalmente os serviços essenciais como a coleta de lixo, atendimento de saúde no PAM (Pronto Atendimento Médico), serviços da Central de Ambulâncias e o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Na educação o feriado da Proclamação da República será respeitado, mas na sexta-feira as aulas para o ensino fundamental dependem do calendário de cada escola. Na educação infantil, os Ceims não irão atender, conforme já previsto no calendário desde o início do ano.