O Departamento de Habitação da Prefeitura de Dourados está preparando a implantação do primeiro residencial popular com moradias mais sustentáveis. O residencial Jatey, próximo a ser construído na cidade, será edificado nos moldes da nova portaria do Governo federal sobre o programa Minha Casa, Minha Vida II.
As principais novidades estão na implantação de medidas sustentáveis, como aquecimento solar e telhas ecológicas, aumento da área construída, que passa a ser de 43,94 m² e diminuição do percentual da renda destinado ao pagamento da parcela, que passa a ser de 5% para renda familiar de até R$ 1.600.
Conforme o Departamento de Habitação, o projeto do residencial foi iniciado com base nos moldes anteriores e agora recebe adequações para atender as novas diretrizes. Em seguida, o prefeito Murilo Zauith vai assinar a ordem de serviço para construção das casas.
O residencial Jatey será implantado na região do bairro Estrela Verá, nos fundos do Jóquei Clube. Nessa região está sendo implantada a avenida que vai ligar o Jóquei à BR 163, passando pelo Jardim Guaicurus. Atualmente está sendo construída a ponte sobre o córrego Olho D’água. As equipes já começaram a abrir a avenida de mão dupla, que será asfaltada e iluminada.
Dentro dos novos conceitos de habitação do Minha Casa, Minha Vida, o Residencial Jatey será dotado de toda a infraestrutura básica, como asfalto e redes de água, energia e esgoto.
Em Dourados, as telhas ecológicas já estão sendo utilizadas no Residencial Harrison Figueiredo, cuja primeira etapa está em construção.
Localizado nas proximidades do Jardim Guaicurus, o residencial será um dos maiores do município, com pelo menos 700 casas. Na mesma região estão sendo construídas duas etapas do Residencial Dioclécio Sucupira e a segunda etapa do Harrison Figueiredo.