Menu
Buscarsábado, 14 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Dourados

Eleição para renovar diretoria da OAB promete ser das mais disputadas

27 setembro 2012 - 19h26Por Redação Douranews

Tão logo sejam lacradas as urnas da disputa político-partidária que vai escolher os novos prefeitos e vereadores em Mato Grosso do Sul, e no resto do País, uma outra campanha vai ganhar corpo no Estado e nas demais unidades regionais: a campanha para escolher os novos presidentes da Seccionais e Subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Movidos pela polêmica em torno de questões como o custo da anuidade, por exemplo, até à exigência ou não da realização dos Exames de Ordem, seleção que tem exposto a fragilidade da formação acadêmica desses profissionais, os advogados terão, em princípio, três alternativas de voto. O prazo para confirmação das candidaturas vence no dia 18 de outubro.

As eleições estão marcadas para o dia 20 de novembro e devem mobilizar a maioria dos cerca de 7.000 inscritos na OAB/MS. Só em Dourados, são aproximadamente 1.100 profissionais, dos quais em torno de 800 participando assiduamente, que também terão a oportunidade de escolher entre as três prováveis chapas.

O atual presidente, César Augusto Rasslam Câmara, apoia a candidatura da secretária-adjunta da atual diretoria, Mara Piccinelli, e engrossa o corpo de apoio ao atual vice-presidente no Estado, Julio Cesar Souza Rodrigues, que vai tentar dar continuidade ao mandato do atual presidente Leonardo Avelino Duarte, filho do desembargador Claudionor Abss Duarte, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Em oposição a esse grupo, outro filho de desembargador do TJMS, Marco Túlio Garcia, com o respaldo do pai João Carlos Brandes Garcia, quer tomar a cadeira de Duarte. Em Dourados, a chapa à Subseção local de oposição é encabeçada pelo advogado Felipe Azuma.

Há ainda, como uma terceira via, a candidatura do advogado Paulo Cesar Nunes, ex-procurador jurídico do Município e da Câmara de Dourados, que tenta chegar ao comando da Ordem, integrando a proposta do advogado Alexandre Bastos que pretende concorrer à Secional sul-mato-grossense.