A manhã desta quarta-feira (19) na Universidade Anhanguera foi marcada por protestos de alunos de Medicina Veterinária que levaram cartazes, faixas e, utilizando narizes de palhaço, demonstraram a indignação com a estrutura física e de ensino do curso. Na opinião dos estudantes, faltam vários requisitos importantes que interferem na formação profissional dos futuros médicos.
A estudante do oitavo semestre de Medicina Veterinária, Edilene Barbosa, afirma que, apesar da boa estrutura para a prática veterinária de animais pequenos, não há atividades suficientes em relação aos animais grandes, área de interesse da maioria dos alunos. “Dos pequenos tá tudo bem, mas não temos estrutura nem aula prática com animais grandes”, explica a estudante.
Além da falta de material, a aluna reclama também da ausência de um ônibus que possa rodar na estrada. “Até esses dias o ônibus que tinha aqui na faculdade não estava nem com os documentos regularizados”, lembra Edilene. Além disso, a estudante fala das várias tentativas de regularizar a situação de forma interna, mas, segundo ela, a universidade não deu atenção às reivindicações.
“Ontem a coordenadora do curso, a Silvia, questionou quem éramos para tentar alguma ação para tentar fazer valer nossos direitos. Não nos deu ouvidos e ainda nos menosprezou”, reclama Edilene. Os estudantes denunciam ainda que faltam professores e a grade curricular é cumprida pela metade. "Não tem equipamentos, nem professores e nem aulas a gente tem direito", queixou-se Juliana Barros.
Versão oficial
A Anhanguera, por sua vez, se defendeu afirmando que os alunos fizeram as aulas praticas com animais grandes e pequenos, não sendo justificável os protestos. Veja a nota na íntegra:
"Dourados, 19 de Setembro de 2012 - A Anhanguera Educacional informa que regularmente os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participam de aulas práticas de manuseio com animais de grande porte na Fazenda Escola e fazendas da região. A Instituição enfatiza que tem em seu quadro de docentes profissionais capacitados, além de oferecer uma excelente infraestrutura de laboratórios para o aprendizado. A grade curricular do curso contempla ainda aulas e estágio no Hospital Veterinário para atendimento de animais de pequeno porte, cirurgias especializadas, radiografias, laboratórios de análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiografia e anestesiologia.
Grupo Anhanguera Educacional"