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Guarda Municipal fecha o ano com mais de 3600 atendimentos

15 dezembro 2016 - 17h25

Balanço divulgado pela assessoria de comunicação do Município revela que a GMD (Guarda Municipal de Dourados) realizou 3.611 atendimentos diretamente à população douradense ao longo do ano, incluindo os 1.189 atendimentos que ocorreram diretamente relacionados à proteção do Patrimônio Público. Das solicitações recebidas para reprimir algum tipo de ilícito ou infração penal, 581 tornaram-se de fato uma Ocorrência Policial com encaminhamento ao Distrito Policial.

De acordo com o comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, apenas 16,1% dos atendimentos da GMD resultaram em BO (Boletim de Ocorrência) com encaminhamento dos autores a Unidade Policial, o restante são atendimentos sociais ou prestações de serviços. “Destacamos a política de prevenção à criminalidade e resolução pacífica de conflitos adotados pela Instituição”, observa. Dentre todas as ocorrências, a GMD fez a apreensão de aproximadamente meia tonelada de maconha (500 quilos), quatro armas de fogo e ainda recuperou 43 veículos roubados.

Ronda Escolar

As equipes da GMD lavraram 425 boletins de atendimentos nas escolas de Dourados através do Programa Ronda Escolar Comunitária. Diariamente são atendidas aproximadamente 55 escolas da cidade, entre públicas e privadas, com visitas das guarnições nos três períodos de aula, com início às 6 horas e término por volta de meia-noite.

De acordo com Chencarek, o programa tem como objetivo aumentar a segurança para a comunidade escolar, com a realização de rondas externas e internas nas unidades de ensino. São beneficiados pelo programa algo em torno de 45 mil alunos da rede de ensino, além dos bairros que têm a presença constante das viaturas da GMD através de ações preventivas.

“Os agentes que atuam diariamente com os alunos foram capacitados na filosofia da Polícia Comunitária, ministrada pela Secretaria de Segurança Pública estadual”, explica o comandante.

Por determinação do prefeito Murilo Zauith (PSB), as ações e atuações da Ronda Escolar são delimitadas em reunião conjunta com os diretores das escolas, a Promotoria e a diretoria de operações da GMD.

Outros atendimentos

A GDM realizou ainda, ao longo do ano, 367 auxílios no trânsito, como ordenamento de vias, blitz educativas, escolta/batedor de carreatas e passeatas. Foram atendidos 523 ofícios, de instituições públicas, privadas ou particulares solicitando ações de Policiamento Preventivo em eventos realizados na cidade.

As guarnições de viaturas fizeram o transporte de 248 pessoas necessitadas, que solicitaram a ajuda da GMD para serem encaminhadas aos hospitais da cidade, à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Casa da Acolhida, Conselho Tutelar, Residências ou até o CAM (Centro de Apoio à Mulher).

As equipes da GMD também atenderam 129 acidentes de trânsito, proporcionando segurança para as equipes de Resgate do Samu e do Corpo de Bombeiros quando necessário e apoio técnico à guarnição de trânsito da Polícia Militar. A outras instituições da área de segurança ainda foram prestados 94 apoios, incluindo às equipes do Samu, que totalizaram 37 atendimentos.

Prevenção

João Vicente destaca que todo o trabalho realizado só foi possível por conta do apoio e do empenho do prefeito Murilo. Segundo ele, além dos investimentos na parte física, a instituição recebeu apoio também para o trabalho preventivo, através de campanhas e palestras com temas sobre trânsito, prevenção do uso de drogas e álcool, bullying (violência escolar), violência sexual, realizadas nas escolas e empresas. Grande parte das ações da GMD é diretamente ligada às solicitações recebidas pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e o 199 (Defesa Civil).

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